Líder do Consórcio Cordeirópolis, vencedor do processo licitatório realizado no fim de 2019, a Poros Construtora está à frente de uma importante obra no município de Cordeirópolis (SP): a construção da Represa Santa Marina. No estágio atual, os funcionários da empresa estão trabalhando na fundação da barragem e, na sequência, realizarão a drenagem interna da barragem em conjunto com o maciço. Com 25% do cronograma executado, a obra deve ser concluída no primeiro semestre de 2021.
Com uma população de cerca de 25 mil habitantes, Cordeirópolis viveu períodos críticos de racionamento de água nos últimos anos, em especial em 1995, 2014 e 2015. O município tem uma fonte de captação de 200 milhões de litros de água e, com a barragem, esse número subirá para 1,5 bilhão. “A comunidade está sempre presente, acompanhando a obra, pois é um projeto que terá um grande impacto positivo no cotidiano de todos”, destaca Tadeu Lara, engenheiro responsável pela obra.
O consórcio é formado também pelas empresas Comim, R&R Engenharia, Dact e G Maia e disponibilizou mais de 20 equipamentos para o projeto: escavadeira hidráulica, trator de esteira caminhões, motoniveladora, trator com grade e caminhão pipa).
Sobre Cordeirópolis
A 160 quilômetros da capital paulista, Cordeirópolis está localizada na região central do estado de São Paulo, em um dos principais entrocamentos viários, entre as rodovias Anhanguera (SP-330), Washington Luiz (SP-310) e Bandeirantes (SP-348). Com população de cerca de 25 mil habitantes e área de 137,58 km², faz divisa com os municípios de Araras, Limeira, Iracemápolis e Santa Gertrudes. Entre as atividades econômicas predominantes na cidade está a indústria de cerâmica.
Confira os principais dados do projeto da represa:
563 metros de largura;
2.043 metros de comprimento;
728 mil m2 de área de alagamento;
1,5 bilhão de litros de água.