Ética e integridade estão entre os principais valores que têm norteado a trajetória da Poros Construtora. O nosso Código de Conduta e Ética é baseado nas nossas práticas ao longo dos nossos mais de 20 anos de história. Ele deve servir de guia no dia a dia do relacionamento com todos os nossos públicos – clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores e concorrentes. Além disso, deve ser uma referência nas nossas práticas em relação a Recursos Humanos, Meio Ambiente e Saúde e Segurança do Trabalho.
Clientes: Foco de Nossa Atuação
Oferecer ao cliente um atendimento pautado pelo respeito aos seus direitos e pela missão, visão e valores da Empresa. Acreditando que é necessária a confiança dos clientes buscando continuamente a qualidade e eficiência no seu dia a dia;
Novos conceitos, tecnologias e recursos humanos são agregados o tempo todo para o fortalecimento da relação empresa-cliente;
É imprescindível oferecer aos nossos clientes um tratamento respeitoso, cortês, eficiente e imparcial;
Devem ser analisadas e respondidas todas as questões abordadas pelos clientes em prazo compatível com suas expectativas e necessidades;
Colaboradores: Fonte de Nossa Energia
Relação com Parceiros e Fornecedores
O relacionamento com fornecedores e parceiros deve ser transparente. Fornecedores são muito importantes para o negócio da Poros Construtora e devem ser tratados com respeito e de forma imparcial. Reforçamos alguns princípios básicos para o processo de aquisição de materiais e serviços que formalizam os compromissos éticos nas relações com os fornecedores:
Relação com Concorrentes
Contatos e Acordos Proibidos: Não pode haver qualquer discussão ou troca de informações com qualquer representante de empresa concorrente da empresa com relação a preços passados, atuais e futuros, políticas de preços, descontos e promoções, royalties, termos e condições de venda, custos, escolha de clientes, mercados territoriais, cotas de produção, divisão de mercados ou clientes.
É contrário à política da empresa mandar ou receber qualquer tipo de informação sobre preços de ou para competidores, exceto se a lista de preços, elaborada de forma independente tiver sido publicada e circulada no mercado para os clientes segundo os mecanismos habituais da empresa ou do competidor, conforme o caso.
Políticas de Preços e Comerciais: Os preços e as políticas comerciais praticados pela empresa deverão ser estabelecidos de maneira independente, levando-se em conta os custos da empresa, as condições do mercado nacional ou internacional, conforme o caso, e a competitividade dos preços.
Meio Ambiente
Os aspectos relacionados à promoção e manutenção de um ambiente sustentável são prioritários. A Poros Construtora assume o compromisso de respeitar o meio ambiente no desenvolvimento de suas atividades, produtos e serviços, utilizando práticas e medidas que assegurem a prevenção da poluição, a redução de impactos ambientais negativos e a melhoria do nosso desempenho ambiental, como:
Trabalho Infantil
A empresa não deve se envolver ou apoiar a utilização do trabalho infantil (menores de 16 anos). Caso a empresa utilize trabalhadores jovens (pessoas com idade entre 16 e 18 anos), as horas combinadas de transporte, período escolar e horário de trabalho não devem exceder a 10 horas por dia. Além disso, os mesmos não devem estar expostos a situações que sejam perigosas, inseguras ou insalubres.
Trabalho Forçado
A empresa não deve envolver-se e nem apoiar a utilização de trabalho forçado. O trabalhador não poderá ter seus documentos retidos ou ser obrigado a fazer depósitos como condição para ser admitido.
Saúde e Segurança
A empresa deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável, que inclua acesso à água potável, banheiros limpos, equipamentos de segurança individuais e coletivos necessários e treinamento para o seu uso, tomando medidas adequadas para prevenir acidentes e danos à saúde.
Discriminação
A empresa deve coibir qualquer atitude de discriminação por raça, classe social, nacionalidade, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, associação sindical ou política. A empresa não deve permitir comportamento sexualmente coercitivo, ameaçador, abusivo ou explorativo.
Práticas Disciplinares
A empresa deve coibir a utilização de punição corporal, coerção psicológica, física ou abuso verbal em relação aos trabalhadores.
Expediente de Trabalho
A empresa não deve aplicar aos seus trabalhadores uma jornada de trabalho superior a 44 horas por semana, sendo permitido um máximo de 12 horas extras semanais remuneradas, garantindo ainda no mínimo um dia de descanso nesse período. Deve cumprir a legislação e normas de seu ramo de atividade.
Remuneração
A empresa deve assegurar que os salários pagos satisfaçam os padrões mínimos locais, devendo sempre ser suficientes para atender às necessidades básicas dos trabalhadores e pagos de maneira conveniente para os mesmos.