Parte dos quilômetros duplicados em 2015, o trecho da BR-040 na altura do munícipio de João Pinheiro (MG) segue recebendo obras. A região é considerada um modelo-padrão pela Via 040, empresa do grupo Invepar que projeta a duplicação dos 936,8 quilômetros que ligam Brasília (DF) a Juiz de Fora (MG). A Poros Construtora foi contratada pela concessionária para executar 12 quilômetros de sarjetas dentro dos requisitos definidos pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e efetuar o plantio de aproximadamente 85 mil m² de grama esmeralda no trecho entre os quilômetros 160 e 172.
“O primeiro passo é acertar o terreno na faixa de domínio das pistas norte e sul”, conta Eduardo de Paula, da equipe de Engenharia. Durante o período da obra, que vai de janeiro a abril deste ano, serão envolvidos 100 funcionários e frota completa de equipamentos (escavadeira, patrol, rolo, pipa, retro, caminhão basculante e comboio).
Entre os principais desafios da obra estão os prazos curtos e a logística arrojada. “É importante ressaltar a grande exigência da Via 040 quanto à sinalização, pois, como a rodovia está ativa, existe um grande fluxo de veículos no trecho em obra. Isso exige muito cuidado com a integridade física da nossa equipe que está trabalhando nas margens da BR-040”, explica um dos engenheiros da construtora, Gabriel Castro.
Sobre a Via 040
A Via 040 é a concessionária responsável pela gestão do trecho de 936,8 quilômetros da BR-040 entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG). O contrato de 30 anos prevê recuperação, operação, manutenção, conservação, implantação de melhorias e ampliação de um dos principais corredores rodoviários do Brasil. O percurso compreende 35 municípios e uma população de aproximadamente 8 milhões de habitantes.