Movimentação de aproximadamente 1,2 milhão de m³ de terra, drenagem e pavimentação. Além da dimensão das atividades de terraplenagem, a obra do primeiro one-stop-shop nacional, o Fashion City Brasil, apresentou um outro grande desafio para a Poros Construtora: os quase 1.300 mm de chuvas que caíram em Belo Horizonte no fim de 2013 e início de 2014.
A empresa começou as obras em setembro do ano passado e teve que contornar as dificuldades da chegada das chuvas mais cedo do que o previsto. “Junto com o cliente e os demais parceiros envolvidos, definimos uma estratégia de operação que atendesse às necessidades do empreendimento”, explica o engenheiro responsável pela execução do projeto, Eduardo Henrique Andrade de Paula. A prioridade foi liberar a área para o início das obras da fundação do shopping.
Em seguida, a equipe da Poros se concentrou nas áreas de drenagem para liberar as redes pluviais. Em paralelo, deu continuidade à terraplenagem do restante da área e iniciou a pavimentação. Os profissionais da Poros tiveram que aplicar engenharia e logística ao dinamismo da construção do platô de 250 mil m2 com seção mista de corte e aterro. Para tornar o local plano, foram aterrados 27 metros de talude, o equivalente a um prédio de nove andares.
A expectativa é que a primeira etapa do projeto seja concluída até o fim deste ano. A segunda etapa também será conduzida pela Poros e deve começar no início de 2015 em função do andamento das obras civis conduzidas pela Henrique & Henrique Engenharia. “A sintonia de todos tem sido essencial para otimizarmos os resultados desse projeto para o cliente”, diz Eduardo. A Poros está trabalhando em estreita parceria com FCTY, H&H, Comim Construtora e Porinarge, fornecedora dos mais de 100 equipamentos, entre caminhões, tratores, escavadeiras, motoniveladoras e carregadeiras.
O Fashion City Brasil
Estrategicamente localizado a quatro quilômetros do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Fashion City Brasil é voltado para o comércio atacadista de moda. Seus 27 mil m² de ABL (área bruta locável) abrigarão 550 lojas.
Previsto para ser entregue em agosto de 2015, o shopping faz parte do primeiro empreendimento brasileiro a adotar o modelo one-stop-shop: nele, o cliente tem a possibilidade de fazer compras, alimentar-se e passar a noite no mesmo local. O complexo terá um hotel com 150 apartamentos, um centro de eventos e um estacionamento com 1.800 vagas para carros.
O Fashion City Brasil disponibilizará 20 vans que farão transporte gratuito no circuito de 30 hotéis cadastrados, em terminais de ônibus e, principalmente, nos aeroportos da Pampulha e de Confins.