Em outubro, a Poros entregou mais um projeto executado para a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais): melhorias e ampliação de sistema de abastecimento de água na cidade de Poté (MG). Localizada na região do Vale do Mucuri, com cerca de 15 mil habitantes, a cidade foi contemplada com a implementação de adutoras de água, construções de barragem e captação e automação da ETA (estação de tratamento de água).
“A obra foi executada em um local estratégico, captando direto do Rio Mucuri do Sul, um rio perene e com volume de água superior para atender à demanda da localidade”, afirma Antônio Cardoso de Araújo Neto, engenheiro responsável pela obra, que classifica o projeto como um dos importantes para o abastecimento de água em Poté. “O projeto conta com um sistema elétrico e de automação inovador, com a comunicação entre as unidades ocorrendo por telemetria. Todas as informações do sistema serão repassadas via sinal de telefonia pelo servidor da Copasa, permitindo o monitoramento em tempo integral”, completa.
Histórico da presença da Poros na região
A Poros chegou ao Norte e ao Nordeste de Minas em 2009 para desenvolver obras para o Copanor – subsidiária da Copasa. Em dezembro de 2021, o Conselho de Administração da Copasa aprovou um total de R$ 7,4 bilhões em investimentos em todo o estado no período de 2022 a 2026 com o objetivo de expandir os serviços de água e esgoto.
O escopo da obra:
- 900 metros de adutora de água bruta (DN 250 mm)
- Uma barragem para captação
- Uma subestação elétrica
- Automação da ETA (estação de tratamento de água)