Em uma obra que enfrentou chuvas acima do previsto para o período, os serviços de terraplenagem realizados pela Poros em dois lotes da LOG, em Belo Horizonte (MG), foram concluídos no fim de 2023. O escopo do projeto envolveu ainda limpeza de camada vegetal (top soil), bota-fora, corte (com execução de rampas em várias inclinações) e aterro controlado tecnologicamente.
O principal desafio encontrado durante a execução da obra foi a questão climática, sendo que após o período chuvoso no primeiro semestre de 2023, havia excesso de umidade no material que iria compor o corpo dos aterros. Essas situações exigiram reprogramação do cronograma e de custos, com aumento de efetivo para finalização do projeto.
Para garantir a entrega da obra com qualidade, durante todo serviço de terraplanagem ocorreu o Controle Tecnológico, tanto pela parte da Poros quanto da contratante, a fim de seguir todas as normas técnicas vigentes e as premissas de projeto, assim como nas questões de segurança, acompanhada por uma equipe de trabalho.
Números em destaque
• Os terrenos são de 59.163,39 m2 e 108.038,46 m2, respectivamente;
• A Poros movimentou cerca de 401.702,69 m2 de corte e 326.019,91 m2 de aterro;
• A obra envolveu mais de 30 equipamentos, entre escavadeira, motoniveladora, trator de esteira, trator de pneus, rolo-compactador, caminhão báscula, caminhão-pipa e caminhão comboio;
• + de 50 profissionais atuaram nas frentes de trabalho.