A Poros Construtora concluiu, em agosto, a construção de 12,00 quilômetros de sarjetas dentro dos padrões definidos pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no trecho que vai do quilômetro 160 ao 172 da BR-040. As obras envolveram ainda instalação de dispositivos de drenagem, totalizando aproximadamente 1.500,0m³ de concreto, e a recomposição de erosões, com aterro controlado e revegetação com plantio de 85 mil m² de grama e hidrossemeadura.
Antes do início da obra, a equipe da Poros foi até o município de João Pinheiro (MG) para levantar informações que garantissem um planejamento adequado. “Isso foi de grande importância para cumprirmos os prazos acirrados exigidos pela Via 040”, destaca o engenheiro Eduardo de Paula. “Foram vários desafios logísticos, principalmente a falta de cobertura de operadora de celular na região, impossibilitando qualquer tipo de comunicação com o município mais próximo.”
No primeiro mês de trabalho, em janeiro de 2017, a Poros instalou uma usina de concreto no canteiro de obras montado em João Pinheiro. Com a utilização de dois caminhões betoneira, foram executados aproximadamente 30,00m³ de concreto por dia. Pouco depois, devido às dificuldades logísticas de transporte, a empresa substituiu essa infraestrutura por um caminhão autobetoneira Carmix. “Ele é versátil e autocarregável, possibilitando a produção do concreto em qualquer local”, explica o engenheiro Gabriel Castro. “Com isso, começamos a produzir o concreto às margens da rodovia, a pouquíssimos metros do local de aplicação, o que resultou em grande melhoria na nossa logística e, consequentemente, na nossa produção diária.”
Segurança: um ponto de atenção
“Por se tratar de execução de obras em rodovia, tivemos um grande comprometimento com a segurança dos funcionários e veículos que circulavam pelo local”, destaca a engenheira de segurança Josane de Oliveira. “Além disso, foi necessário um grande envolvimento do setor de segurança e meio ambiente para atendermos os requisitos e apresentar os relatórios diários exigidos pela Via 040.”
A obra contou com 75 funcionários, sendo 55 trabalhando na execução das sarjetas, 15 operadores e motoristas dos equipamentos e 5 na parte administrativa. A frota de equipamentos incluiu um caminhão comboio, um caminhão basculante, um caminhão pipa, dois caminhões betoneira, uma usina de concreto, um caminhão autobetoneira, uma escavadeira, duas retroescavadeira, um rolo compactador, uma motoniveladora, dois carros e um ônibus.
Sobre a Via 040
A Via 040 é a concessionária responsável pela gestão do trecho de 936,8 quilômetros da BR-040 entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG). O contrato de 30 anos prevê recuperação, operação, manutenção, conservação, implantação de melhorias e ampliação de um dos principais corredores rodoviários do Brasil. O percurso compreende 35 municípios e uma população de aproximadamente 8 milhões de habitantes.