Em julho deste ano, a Poros assumiu, junto com o Consórcio PCS, o controle de um histórico projeto na região do Ribeirão Pampulha, em Belo Horizonte (MG), que visa as melhorias no tráfego de veículos e no escoamento de água proveniente das chuvas. A maior obra atual da construtora será executada ao longo de 36 meses, envolvendo em média 120 profissionais.
Historicamente, as cheias causam inundações na Avenida Cristiano Machado, na altura do Bairro Primeiro de Maio. Para reverter este cenário, as atividades previstas envolvem a otimização do Sistema de Macrodrenagem do Ribeirão Pampulha (2ª Etapa), compreendendo a implantação de canal paralelo ao já existente no local e o remanejamento do interceptor de esgoto na margem esquerda.
O projeto ainda terá infraestrutura viária urbana e mobilidade para adequação na circulação e implantação de obra de arte especial que garantirá um importante avanço para a movimentação de veículos e pedestres pelo local, reduzindo em 20 minutos o tempo de deslocamento na região.
A equipe de engenharia da Poros destaca a relevância da obra. “Esta é a maior obra da Poros em 2023 e se destaca pelo seu valor financeiro global, refletindo sua magnitude e complexidade”, afirma Joyce Paiva (engenheira). “O projeto representa um marco significativo para a nossa empresa e para a região, com potencial para transformar o cenário urbano e a infraestrutura local.”
Segundo o engenheiro civil Orlando Medina Rossi, as obras do Ribeirão Pampulha serão uma experiência única para o Consórcio CPS quanto ao planejamento e segurança. “Precisamos lidar com diversas interferências urbanas de tráfego, circulação de pedestres, nos fazendo inovar na execução de engenharia para amenizar os impactos causados devido ao grande porte do projeto”, destaca Orlando, que completa: “Tenho a certeza de que nossa equipe estará preparada para enfrentar esses desafios.”
Cronograma da obra:
2023 – Início da construção do interceptor e fundações do viaduto;
2024 – Continuação do interceptor e do viaduto, execução da bacia de macrodrenagem e tamponamento do canal existente;
2025 – Execução do canal paralelo;
2026 – Continuação da execução do canal paralelo e de contenções.
Dados da obra:
• A obra tem como contratante a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da SUDECAP (Superintendência de Desenvolvimento da Capital);
• Serão fabricadas e montadas cerca de 1,4 mil toneladas de estrutura metálica e 1.900 peças em estrutura pré-fabricada em concreto armado;
• O projeto abrange a construção de interceptor, viaduto, bacia de macrodrenagem, canal paralelo de 910 metros e contenções.